terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Filmes Argentinos

E o resultado da enquete não deu outra: filmes argentinos! Fiquei feliz com a proposta, mas decididamente foi um desafio escolher os filmes que viriam pra cá. Não conheço nada muito underground, então ficaremos com os básicos indispensáveis, ok?

Uma curiosidade antecipada: vocês irão perceber, eventualmente, a presença do denominador comum de quase todos os filmes citados. O nome dele é Ricardo Darín, ator nascido em Buenos Aires, extremamente talentoso e que domina praticamente todos os grandes papéis do cinema argentino contemporâneo. É mole?


XXY (2007)

Alex é uma adolescente hermafrodita que mora num local isolado, no litoral do Uruguai. Os pais de Alex querem deixar em suas mãos a decisão sobre sua sexualidade, enquanto a adolescente experimenta os conflitos típicos de sua idade, com o agravante de ser alguém diferente num lugar tão provinciano.

É um filme muito lindo que merece ser visto com carinho. 




O Segredo dos Seus Olhos
(El secreto de sus ojos, 2009)

Benjamín Espósito é um agente federal argentino aposentado. Em busca de compreender melhor o que aconteceu durante uma investigação frustrada de assassinato ocorrida há 25 anos, Espósito resolve escrever um livro com suas memórias, o que o leva a um encontro com outras situações inacabadas de seu passado.

Afinal, O Segredo dos Seus Olhos é um filme de amor e de amizade, capaz de revoltar e provocar choro incontido até nos mais valentões. Mas, pode acreditar, não tem nada de melodramático.

Dos argentinos, esse é o meu queridinho.




O Filho da Noiva
(El hijo de la novia, 2001)

E aqui temos, mais uma vez, Ricardo Darín no papel principal.

Rafael já passou dos 40 e, com a crise argentina, sua cafeteria está indo de mal a pior. Pra completar a situação, seu pai resolve celebrar as bodas de prata com uma nova cerimônia de matrimônio. O problema é que a mãe de Rafa sofre de Alzheimer e o padre só celebrará o casório se ela disser “aceito” de livre e espontânea vontade. 

Uma comédia muito bonitinha, aclamada por muita gente como grande exemplo do novo momento do cinema argentino.

Obs: Fique atento! Professor Girafales é citado durante o filme! ÓTIMO!!!





O Que Você Faria?
(El método, 2005)

Esse eu recomendo pra todo mundo que trabalha com Recursos Humanos! Apesar de ser um thriller psicológico, eu ri DEMAIS assistindo, principalmente no final.

Uma determinada empresa promove um processo seletivo para um alto cargo executivo. Seus sete candidatos, no entanto, terão que passar por provas bem “inovadoras”, colocando em xeque seus valores pessoais e estruturas psicológicas.

Filmão obrigatório!




Aparecidos (2007)

Acho que é o único exemplar argentino do gênero horror que eu conheço. Mas é bonzinho! Vale a pena assistir.

Os irmãos Pablo e Malena decidem fazer uma viagem de carro, de Buenos Aires até a Patagônia, antes de assinar os papéis autorizando os médicos a desligarem os aparelhos que mantém seu pai vivo. Durante a viagem, Pablo descobre um diário que descreve horrores de seqüestro, assassinato e torturas acontecidas durante os anos 80. A partir daí, os irmãos são envolvidos num misterioso movimento de tempo, em que passado e presente se misturam, forçando-os a presenciar, repetidamente, o assassinato de uma família.

Um filme com um final um pouco confuso, mas até bem surpreendente.




Elsa & Fred
(Elsa y Fred, 2005)

Gracinha de comédia romântica, muito original e comovente!

Fred é um viúvo hipocondríaco, cheio de rabugice, que se muda para o mesmo prédio de Elsa, uma argentina espevitada, caloteira e apaixonada pela vida. Por obra do acaso, os dois iniciam um relacionamento cheio de descobertas, em plena terceira idade.

Muito gostoso esse filme. É daqueles pra guardar e assistir quando a vida parecer amarga demais. 




Outros títulos que não podem ficar de fora:

Abutres (Carancho, 2010)

Nove Rainhas (Nueve reinas, 2000)

A História Oficial (La historia oficial, 1985)

La Mujer Sin Cabeza, 2008

Um Conto Chinês (Um cuento chino, 2011)







Nenhum comentário: