Um dos casais mais fofos do cinema, na minha humilde opinião: Jesse e Celine, vividos por Ethan Hawke e July Delpy, são aforismo para falar de l’amour.
Antes do Amanhecer (Before Sunrise,1995) conta a belíssima história de dois jovens que, por acaso, se encontram na Europa. Andando pelas ruas de Viena, eles descobrem o amor.
Conversando sobre a vida, suas dificuldades e sua beleza infindável, o filme convida o espectador a sentir o verdadeiro poder da juventude. A liberdade, a impulsividade e a voracidade ainda existentes na mentalidade viril dos anos 90, deixam um gostinho de nostalgia. Não duvido nada que muitos tenham decidido “se jogar” no mundo depois de ver esse filme.
"Isn't everything we do in life a way to be loved a little more?"
Nove anos depois de Viena, Jesse e Celine se reencontram em Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset, 2004). A cidade agora é Paris (sugestivo, não?) e muita coisa mudou – não só o novo visual eu-cheiro-pó-e-nunca-escondi-de-ninguém do Ethan Hawke, mas a vida parece ter amortecido a intensidade dos sentimentos do casal. As coisas são menos coloridas e as pessoas menos necessárias. O mundo dos jovens adultos não é mais tão verde-esperança.
Maaas...é Paris! E o diretor, não esqueçam, é o fantástico Linklater (Waking Life, 2001). Portanto, apesar da aparente contenção de sentimentos, o clima ainda transpira amor e sensualidade.
"You can never replace anyone because everyone is made up of such beautiful specific details."
Uma história de amor moderna e honesta, settings maravilhosos e roteiros inteligentes. Ou seja, assista sozinha. A maioria dos homens acha um saco.
2 comentários:
Ja tinha visto esses dois filmes mil vezes na locadora e não sei porque nunca aluguei ou me interessei em baixar.. Mas agora que vi aqui tá na lista, no topo viu. Sou apaixonada por romances rs, não ter assistido esse dá até vergonha --'
Talita, é super comum a gente deixar passar um ou outro clássico. Até porque é coisa demaaaais pra ver, né? Mas eu acho que você, sendo super romântica e sensível, vai adorar!!
Beijão!
Postar um comentário