Piadinha básica pra entrar no clima! |
Foi muito divertido pensar numa lista de indicação de filmes com a temática “psicoterapia”. Eu sei que psicólogos e psiquiatras ainda são encarados por muita gente de forma distorcida, mas nunca tinha realmente parado pra avaliar como o cinema retrata esse olhar. A diversidade é incrível! Encontramos psicoterapeutas louco, perversos, caricatos e até um ou outro bem realista.
Lembrando que o blog é voltado para a INDICAÇÃO de filmes. Não tenho o menor interesse em fazer qualquer tipo de análise técnica, filosófica, política, tampouco psicológica.
Pensar demais dá câimbra na diversão.
Bom filme!
Gênio Indomável
(Good Will Hunting, 1997)
Filme dirigido por Gus Van Sant (Milk, 2008 e Encontrando Forrester, 2000) e escrito pelos próprios atores, Matt Damon e Ben Affleck. Conta a história de um rapaz com uma inteligência privilegiada, de personalidade forte e mais perdido nessa vida do que cego em tiroteio. Trabalhando como zelador no MIT – grande instituto americano de ciências exatas – tem seu talento descoberto e ganha a chance de mudar completamente sua vida, mas pra isso vai ter que “cumprir a pena” de fazer terapia.
Filmão que eu acho (e espero) que todos já viram, mas tinha que ser o primeiro da lista. Acredito que esse filme deixa qualquer um com vontade de entrar na terapia...
"Real loss is only possible when you love something more than you love yourself."
Sybil (1976)
Sally Field interpreta com maestria uma moça, Sybil, que, para sobreviver aos terríveis momentos de sua infância, desenvolveu 13 personalidades diferentes. Com a ajuda de uma psicanalista (a sempre bela Joanne Woodward) tenta confrontar o passado e lutar por uma vida digna.
Lindo filme que mostra a importância da relação terapeuta-cliente no processo psicoterápico. Muito comovente!
"I want to be your little girl!"
Persona (1966)
Um dos filmes mais lindos do diretor Ingmar Bergman, não é exatamente um filme com psicoterapeuta ou psicoterapia. Mas é muito curioso, vejam bem, que ele trabalha uma relação muito próxima da relação terapêutica! Aliás, poucos filmes retratam tão bem as angústias do cliente e do terapeuta, a construção do setting, o desafio da escuta e da confiança, a transferência (pra todas as abordagens)... É perturbador!
"People like you can't be reached. I wonder whether your madness isn't the worst kind."
Anticristo
(Antichrist, 2009)
Escrito e dirigido por Lars Von Trier (Dogville, 2003), o filme conta a história de um casal que, de maneira trágica, perde o único filho. O marido, psicoterapeuta, acredita que dá conta do luto dele e da mulher, e resolve levá-la para uma cabana no meio da floresta para que possam confrontar seus medos e superar de uma vez o trauma. Não sei onde esse cara se formou, mas não recomendaria o consultório dele pra ninguém.
"Nature is Satan's church."
Terapia do Amor
(Prime, 2005)
Eu acho esse filme uma graça! Sempre quis saber como seria uma situação como essa, considerando que minha cidade é praticamente uma província!
Imagine você, quarentona divorciada, se apaixona por um rapaz quase 20 anos mais novo e filho da sua terapeuta. Não, melhor! Imagine você, terapeuta experiente e conservadora, descobrindo que o seu filhote queridinho está apaixonado por uma divorciada quarentona e que é sua cliente! Ah, delícia de risada!
Filme modernoso e nem tão ingênuo quanto aparenta, com as divas Uma Thurman e Merly Streep.
"His penis is so beautiful I just want to knit it a hat."
O Príncipe das Marés
(The Prince of The Tides, 1991)
Eu sou apaixonada pela Barbra Streisand. Acho que ela é uma graça como comediante e uma atriz muito digna em papéis dramáticos. Em O Príncipe das Marés, ela interpreta uma terapeuta que procura o irmão de uma de suas clientes após esta ter tentado suicídio, a fim de descobrir mais sobre seu passado familiar. Com o aprofundamento da relação, segredos dolorosos vão sendo revelados, os dois se apaixonam e fazem uma nova avaliação de suas vidas.
"There are families who live out their entire lives without a single thing of interest happening to them. I've always envied those families."
Jornada da Alma
(Prendimi l'anima, 2002)
Filme interessante que faz um resgate da trajetória de Carl Gustav Jung, psicanalista discípulo de Freud, que depois seguiu seu próprio caminho teórico e prático. Mas a estrela do filme, na verdade, é sua jovem paciente, Sabina.
Em 1905, Jung aceitou tratar uma moça diagnosticada como histérica, usando os novos conceitos da psicanálise. Sabina não encontra apenas a cura, mas uma ardente paixão nos braços do médico (galerinha se deu muito mal com essa história de transferência, viu?). Abandonada, reconstrói sua vida e vira psicanalista, sendo uma das pioneiras no estudo e aplicação da psicanálise infantil até sua morte, nas mãos dos nazistas.
"But only love can burn for years without end."
Outros títulos interessantes:
- Freud, Além da Alma (Freud, 1962)
- Paprika (Papurika, 2006)
- Contatos de 4º Grau (The fourth kind, 2009)
- Divã (2009)
- Num Dia Claro de Verão (On a clear day you can see forever, 1970)
- Mafia no Divã (Analyze this, 1999)
- Os Demônios de Dorothy Mills (Dorothy Mills, 2008)
- Tratamento de Choque (Anger management, 2003)
Nenhum comentário:
Postar um comentário