quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

No random: dicas aleatórias

Eu não sei vocês, mas tô precisando de férias. Então deixo aqui algumas dicas de filmes legais que vi em 2011 pra vocês curtirem no "feriadão" e, em 2012, voltarei com o post escolhido na enquete. Aliás, alguém pode desempatar, por favor? Grata.


Bravura Indômita
(True Grit, 2010)

Esse, embora conhecido, não entra no rol dos “óbvios” de 2011 porque, pra mim, não é nada óbvio. É tão raro encontrar um remake que seja tão bom quanto o original, imagina encontrar um que seja AINDA MELHOR? Pois é.

O filme dos irmãos Coen conta a aventura de Mattie, uma garota de 14 anos, que parte em busca do assassino de seu pai, na companhia de um agente federal bêbado e um ranger texano almofadinha. Entre desentendimentos, muitas balas e piadas brutas, os três conseguem estabelecer um laço de amizade bastante peculiar. Bravura Indômita é um filme muito divertido sobre honra, determinação e redenção.

Todos os personagens são profundos e curiosos. Matt Damon (ranger LaBouef) e Josh Brolin (o vilão Tom Chaney) casam seus papéis perfeitamente. Jeff Bridges, no papel do agente Rooster, deve ter ajudado John Wayne a descansar em paz. Já a bonitinha Hailee Steinfeld superou todas as expectativas desempenhando muito bem a nova versão de Mattie Ross.

"You must pay for everything in this world, one way and another. There is nothing free except the grace of God."



Os Duelistas
(The Duellists, 1977)

Como um evento aparentemente sem importância pode gerar repercussões tão sérias? Uma palavra errada, um gesto em falso, e duas vidas sem unem numa eternidade de vingança. Esse é o tema de Os Duelistas, dirigido por Ridley Scott (O Gângster e Gladiador).

Quando o tenente D’Hurbet (Keith Carradine) procura o tentente Feraud (Harvey Keitel) para dar-lhe ordem de prisão, imaginava estar apenas cumprindo seu dever militar. Mas para o temperamental Feraud a afronta da intimação é demais: exige um duelo. Esse será apenas o primeiro de uma série de duelos entre os dois personagens, ao longo da trajetória da Era Napoleônica.

Vale dizer que o filme é repleto de imagens belíssimas! A reconstituição da época é quase impecável e as paisagens são deslumbrantes. A simplicidade do enredo não empobrece o filme, mas permite uma apreciação leve e prazerosa da obra como um todo. Excelente!

"The duellist demands satisfaction. Honour, for him, is an appetite. This story is about an eccentric kind of hunger."



Enrolados
(Tangled, 2010)

Já disse e repito: sou fã de animações. Acho que assisti Enrolados umas 4 vezes esse ano. É muito bom!

O filme é basicamente uma adaptação da já conhecida fábula infantil “Rapunzel”, só que com toques modernosos, uma princesinha bipolar e um herói sem muito caráter. O bacana da história é que traz um tema interessante pros grandinhos também: a dificuldade de romper com os laços parentais e dar conta de si no mundo. A liberdade assusta e demanda responsabilidade, essa é a mensagem do filme.

Acho que posso confessar um dos meus “guilty pleasures”: acho a Mandy Moore uma fofa! #abafa

"Skip the drama, stay with Mama!" 





Os Olhos Sem Rosto
(Les yeux sans visage, 1960)

Depois que vi o filme A Pele Que Habito, passei um tempão tendo aquela sensação chata de “poxa, já vi isso antes!”. E me dei conta de que já vi mesmo, e não só uma vez.

Os Olhos Sem Rosto tem um enredo muito semelhante. Dr. Génessier, um famoso cirurgião, com a ajuda de sua fiel assistente Louise, tem o hábito de seqüestrar mocinhas bonitas. O objetivo do médico é achar a forma perfeita de realizar um transplante de rosto em sua filha, Christiane, cujas feições foram destruídas em um terrível acidente. O problema é que as cirurgias falham sempre e as vítimas sempre padecem, mas o Dr. Génessier é um homem muito persistente...

Filmão que tem o mérito de ter todo o figurino assinado por Givenchy (o que não é pouca coisa) e ter inspirado a música Eyes Without a Face, do Billy Idol.

P.S.: Um enredo semelhante também pode ser visto no episódio “The Girl With The Blue Mask” do extinto seriado Criminal Minds – Suspect Behavior, um spin-off bem ruinzinho de Criminal Minds, mas que conseguiu fazer pelo menos esse episódio bacana.

"The future, Madame, is something we should have started on a long time ago."



E por hoje é só, pessoas. Feliz Natal pra todo mundo e não deixem de ver o clássico Turma da Mônica e A Estrelinha Mágica!! Bisous!


Nenhum comentário: